Pages

Tecnologias para os anos 20: impressora 3D, Google Glass e previsões pessoais

E as tecnologias que marcaram os anos 20 começam a aparecer no mercado. Na década passada (anos 10) as tecnologias que dominaram foram:
  • Internet;
  • Smartphone;
  • Tablet;
Hoje vemos essas três tecnologias por toda a parte, não sendo exclusividade para pessoas ricas. Mas começamos os anos 20 com a morte de um grande inventor: Steve Jobs. Para mim parecia que não haveria mais inovação no mundo. Acabei me enganando. Agora em 2013 que estou vendo para onde estamos caminhando. Curioso(a) sobre o que divagarei aqui? Então siga-me os bons.

Impressora 3D


Eu gosto de poder analisar o mercado, ver quais são as novidades, comparar com situações similares do passado e ai sim começar a pensar e formular um possível futuro. Faço isso com relação a área de tecnologia que é a área que amo. Começo falando sobre a impressora 3D. Tal impressora atualmente está com preços acessíveis (inicialmente ainda nos Estados Unidos) e com previsão de baixa de preço em curto prazo. Eu poderia falar sobre ela, mas deixo esse vídeo explicar por mim (ele fala sobre um modelo de impressora 3D, mas da pra  perceber as gigantescas possibilidades que podemos ter com ela).
Legal né? Imagine daqui a 5 anos quando o preço de uma impressora 3D estiver mais baixo? E o Brasil, do jeito que é com relação a tecnologia, deve ser um dos primeiros países a adotar e dar ótima utilidade para tal. Já estão fazendo isso agora. Imagine você com uma impressora 3D na sua casa? Já deixo aqui minha dica para você estar adiantado com relação ao futuro: aprenda a fazer modelagem 3D nos principais softwares do mercado. Uma hora ou outra, até 2020 você terá contato com uma impressora dessa e quem sabe precise até usá-la. Já sabendo fazer as modelagens o resto fica menos complicado. Mas esse nova impressora tem seus perigos.
A possibilidade de imprimir objetos em 3D é ótima, mas temos de ter certo cuidado com relação a isso. Uma das primeiras coisas na qual eu percebi é a fácil possibilidade de você poder infringir uma patente comercial, mesmo não sendo sua intenção ou não. Outro problema que eu levanto aqui é a possibilidade de criarmos armas. Apenas pesquise um pouco mais para perceber que já fizeram isso. A máquina em si e suas funcionalidades são amorais, restando apenas a nós usarmos ela para o bem ou para o mal. Ainda estamos começando a descobrir suas possibilidades agora, mas com o passar do tempo e com o massivo uso das impressoras 3D, quem sabe não surja algumas regras éticas e morais para serem obedecidas. Assim como aconteceu com a internet, quem sabe até regras mais sérias do âmbito do direito não surjam para organizar melhor o uso dessa impressora e para resolver casos em que haja possível quebra de patente. Deixo abaixo um audiopost do site Brainstorm9 e o link para a postagem original.

Outra tecnologia que vale comentar aqui e na qual eu aposto todas as minhas fichas de que dará certo é o óculos inteligente da Google de nome Glass. Sua menção vem desde o ano passado quando já noticiavam que a Google estava trabalhando na construção de um óculos inteligente. Atualmente a Google selecionou algumas pessoas para testarem o óculos, desde usuários comuns até funcionários e alguns famosos. Alguns vídeos gravados diretamente do Glass já apareceram no Youtube no canal dos respectivos donos fazendo uso dele. Para evitar explicar o que é o Glass, deixo abaixo um vídeo que fala por mim.

O smartphone foi o primeiro objeto inteligente e que inaugurou a era pós PC, seguida pelo Tablet (sendo a Apple "pioneira" nesses dois primeiros casos). Agora aposto minhas fichas que possivelmente o próximo objeto inteligente a integrar a reforçar que estamos na era pós PC seja o Glass. Podemos fazer de forma básica, mas interativa, a mesma coisa que fazemos com um tablet ou smartphone. Dispenso discorrer sobre isso de forma detalhada pois praticamente todos nós fazemos isso. Mas, assim como com a impressora 3D, existem alguns problemas acarretados com o uso do Glass. O primeiro deles é sobre a parte da privacidade. O Glass nos dá ainda mais poder e liberdade. Qualquer coisa basta dizer "Ok Glass, grave um vídeo" e ele automaticamente já estará executando isso. Você, sem saber, pode estar sendo fotografado ou filmado. Pode ser que aquele momento esteja sendo transmitido ao vivo pela internet e você nem esteja sabendo. Isso partindo do ponto de que você não o está usando. Se com smartphones e tablets as pessoas as vezes não tomam consciência e compartilham tudo que veem pela frente, o que dizer quando estiver em seu poder um óculos inteligente?
E os comandos para que ele realize suas ações que são por voz? A possibilidade de erro de interpretação e erro na comunicação caso esteja com outras pessoas pode aumentar fora o constrangimento de parecer que você está falando sozinho. Possivelmente devemos ir elaborando regras e limites éticos e morais para tal uso do equipamento caso a Google já não envie na caixa alguma coisa do tipo. Mas fora isso, as possibilidades que são aberta para nós são das mais variadas. Basta criatividade, um Glass e execução para você ver na internet os resultados. Apenas aguarde. ;)


Foquei nesses dois primeiros pois eles são que mais tem possibilidade de vingar e ficar no mercado. Mas espero que algo se firme ou ao menos comece nessa década: que mais objetos pessoais e comuns sejam mais interativos e inteligentes, diminuindo ainda mais o já pouco distanciamento do homem com a máquina. Nessas últimas semanas apareceram algumas notícias de que a Apple está trabalhando na criação de um relógio inteligente. Carros comuns já estão aos poucos dando mais possibilidade de estarem conectados com o nossos gadgets. Alguns novos modelos de carros já estão mais conectados e mais inteligentes. Geladeiras, máquinas de lavar roupa e, claro, as TV inteligentes, conhecidas mundialmente pelo nome de Smart TVs. Poderia ter mencionado-as separadamente mais o post ficaria muito grande. Mas saiba que até 2016 existirão possivelmente mais Smart TVs do que TVs normais. Acredito também que nesse ano essas TVs se consolidarão e se popularizarão. E os games? Como ficam? Somente deixo esse vídeo do meu preferido jogo de tiro em primeira pessoa para vocês verem o que nos espera.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário