Pages

YouTube: é a vez do Amazonas

     O que escrevo a partir de agora é simplesmente uma visão pessoal, mas muito bem avaliada sobre produção de conteúdo regional para o YouTube. Você pode desconsiderar o que escreverei a partir de agora, mas se estiver interessado sobre o que vem por ai na internet em 2013, convido você a ler este texto.
     Caso você esteve dentro de uma caverna pelos últimos 3 anos, concerteza não está iterado sobre o que está acontecendo na internet brasileira. Bom, vou te explicar de forma rápida: o Brasil agora tem uma cultura própria na internet e estamos produzindo conteúdo audiovisual como nunca para o YouTube. E quero focar justamente na parte que diz sobre produção de conteúdo audiovisual para o YouTube.
    Como padrão do mundo globalizado em que vivemos, a produção de conteúdo no YouTube bombou primeiramente nos Estados Unidos no ano de 2008 - não sei precisar alguma data ou mês, somente o ano. Aqui no Brasil isso somente aconteceu no início de 2010 com a popularização do YouTube no Brasil através do canal MASPOXAVIDA do PC Siqueira. Juntamente com ele, outros também estavam começando a fazer vídeos como o Cauê MouraFelipe Neto e Kéfera Buchmann. Já existia alguma produção antes deles, mas foram eles que popularizaram e consolidaram essa cultura de consumo de mídia em vídeo na internet aqui no Brasil.
      Atualmente encontramos muitos canais produzindo ótimos conteúdos no YouTube, não sendo somente de entretenimento, mas canais sobre assuntos interessantes, relembrando coisas da nossa infância, sobre política, religião, ateísmo... Entretanto, como de costume, o Amazonas sempre se atrasa em relação ao Brasil. Mas isso está acabando e poderemos ver meu estado nesse cenário. Para bons observadores, alguns canais surgiram e que são exclusivamente daqui do Amazonas, dentre eles o mais conhecido é o Diário Cosplay. Sim, existe o canal Tal Qual Dublagens que é bem anterior a eles, só que meu foco e sobre o cenário atual.
     Conheço pessoas que vão começar a produzir vídeos a partir do ano que vem. Conheço pessoas com boas iniciativas e ideias para isso e que estão plenamente motivadas para tal. Com esse burburinho por detrás dos bastidores e com o bom momento do Brasil no YouTube, o Amazonas começará o ano de 2013 com uma tendência sólida: haverá a regionalização da produção de conteúdo para a Internet e o YouTube. Isso pode parecer meio visionário e até besta, mas pense um pouco. Imagine quantas oportunidades e nichos surgirão simplesmente por causa de algo praticamente divertido? Não conseguiu enxergar nada? Deixa eu te dar 'um toque'.
     Estamos vendo crescer novamente no Amazonas uma nova onda de produção de curtas. E juntamente com isso, se iniciará esse boom de bons canais no YouTube. Imagine tudo isso junto? Imagine o Amazonas sendo pioneiro na produção de curtas para a Internet? Imagine canais de notícias locais - como o do Diário do Amazonas? Imagine canais de turismo mostrando as belezas do estado e do norte? Imagine o quão poderemos impactar todo o Brasil com esses canais, ajudando a quebrar essa visão nacional e ignorante que existe sobre a região norte de que aqui tudo é somente índio e mato?
     O que deixo aqui para vocês é uma visão de futuro, uma tendência: o boom sobre fazer vídeos no Amazonas será em 2013. E ai, está disposto a ajudar? Está disposto a clicar em gostei, favoritar e compartilhar conteúdo em vídeo regional ou local?

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário