Pages

Comunidades no Google+

Para questão de informação leia a matéria 'Google implementa comunidades no Google+ com jeitinho de orkut' escrita pelo Ricardo Fraga no Techtudo.
Foi anunciado hoje no blog oficial do Google uma nova funcionalidade no google+ chamada comunidades. Se você é um dinossauro da internet, deve ter usado o Orkut na época em que ele era 'cool' e 'mainstream'. Todos tinham uma conta lá - ou até mais de uma, mas nunca entendi a utilidade disso - e isso significava que você tinha uma vida social nas interweb. Entretanto, se você tinha o Orkut, concerteza seguia ao menos uma comunidade. As comunidades eram praticamente a alma dessa rede social - observaram o tempo verbal em que eu escrevi? Como se o Orkut já não existisse mais. Mas ele ainda existe sim só pra questão de informação - e quase tudo lá girava em torno delas. O que fazia das comunidades um sucesso era a possibilidade de reunir pessoas com gostos ou interesses similares, independente de barreiras geográficas. Essa era uma das maiores causas, senão a maior, de maior sucesso do Orkut.
Acho que a equipe do Google+ deve ter percebido isso e agora volta a trazer  esta funcionalidade adaptada ao modo Google de rede social. Para os países onde o Orkut não pegou, as comunidades do Google+ serão percebidas como os grupos do Facebook, mas para os países onde o Orkut reinou por um bom tempo como rede social como Brasil e Índia, as comunidades terão os mesmos objetivos das comunidades do Orkut. Agora sim posso dizer o que penso sobre as ótimas oportunidades que as comunidades podem trazer.
Como base dessa funcionalidade está a necessidade de que variadas pessoas tem em compartilhar e encontrar outras pessoas com os mesmos gostos ou interesses. Caso tenha visto o vídeo acima, é percebível e nítido essa questão e assim o Google introduziu/apresentou a nova funcionalidade do Google+ no mesmo. Quem usava o Orkut deve se lembrar da maior comunidade de lá: Eu odeio acordar cedo. A última vez que eu a acessei ela tinha por volta de mais de 10 milhões de pessoas e isso mostrava o quão essas pessoas se identificavam por simplesmente não gostarem de acordar cedo. Já é de grande valia e ajuda para a resolução desses problemas a criação de comunidades, mas sempre tem algum modo de tirar melhor proveito.
Imagine tais exemplos: alguém que tem conhecimentos bem avançados de história e quer poder ajudar outras pessoas que tem dúvidas ou problemas com esta matéria. Porquê não criar uma página no Google+? Ótimo! Mas... não oferece as ferramentas necessárias para eu ajudar da forma que preciso. Então, porquê não criar uma comunidade para resolver problemas e dúvidas de história? Imagina quantas pessoas ele pode ajudar com isso? Quantos não passaram em vestibulares por justamente ter acertado uma questão na matéria de história onde ele anteriormente tinhas dúvidas? - digo isso porque muitos passaram em vestibulares simplesmente com a ajuda de grupos de estudos criados através de comunidades do Orkut e não vejo como isso não possa acontecer no Google+. As comunidades podem ir para muito mais longe que isso.
Comunidades onde é debatido assuntos políticos e partidários, religião, artes, programação, notícias, fotografia. Imagine até onde é possível ir as comunidades. Digo aqui que termina a 4ª geração do Google+! Começa agora a 5ª geração de usuários do Google, que cria a sua conta para poder usar não somente as ferramentas do Google+, mas sim as comunidades. Nem preciso falar que o crescimento de usuários do Google+ no Brasil vai crescer visivelmente simplesmente por causa dessas comunidades. Espero que os novos e antigos usuários que tenham o bom senso em usar as comunidades. Nada de comunidades do tipo FUNK 3 M3LH0R QU3 R0CK, entrar em outras comunidades pra despejar seu ódio, para trollar ou coisas do tipo. Que continue o respeito as diferenças que geralmente impera para a maioria das pessoas que usam o Google+.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário