Tenho certeza que você que está agora neste momento lendo este artigo já teve uma conta no orkut (ou ainda tem e a usa), sabe o que é ou ao menos já ouviu falar dessa rede social da Google. Ainda me lembro da época em que os adolescentes só tinham orkut para ver as fotos dos amigos, fofocar e mandar scraps. Digo que isso ocorreu por volta de 2006 até o meio do ano de 2009. Nessa época ai o orkut reinava em terras tupiniquins. Enquanto todos tinham orkut, o que acontecia muito era o envio de imagens, scraps e mensagens legais que um seleto grupo de integrantes criativos daquela rede criavam. o restante apenas copiava e compartilhava com os seus amigos. Nessa época poucos faziam uso de sua criatividade, e os que faziam eram esses que criavam aquele scrap legal, aquela imagem com uma mensagem fofa ou amorosa. o restante apenas seguia em frente com o que já estava criado.
E durante esse tempo em que somente o orkut dominava o Brasil como rede social esse ciclo de criar e repassar também dominou. o material intelectual produzido era pouquíssimo. E isso refletiu em nossas ações até o atual momento. Você que usa o Facebook ou o Twitter já fez algum post o tweet que foi bastante curtido, compartilha ou retuitado várias vezes? Isso varia, mas numa grande maioria a resposta seria não. Agora você sabe: a falta de criatividade do brasileiro chegou a um ponto onde pouco se cria e o que é bacana dos poucos criados é repassado de forma rápida. Bem vindo a um sistema que domina essas terras desde 2006. Esse sistema que vive do repassar, compartilhar e retuitar. Esse sistema em que a falta de conteúdo das pessoas reflete na falta de conteúdo nas redes sociais em que participa.
A imagem acima representa muito bem o que eu falo. Vejam: enquanto uma simples imagem representa o humor que pouco agrega conteúdo recebe 5 curtir e 1 compartilhamento, o post do usuário abaixo que realmente agrega algum conteúdo passa simplesmente despercebido. Quantas vezes você já não escreveu algo que realmente vale a pena ser lido, comentado e compartilhado, mas um simples e singelo "Bom dia!" recebe vários curtir e vários compartilhamentos? Chega a ser revoltante!
Mais tarde, lá para meados do meio do ano de 2009 para final de 2010 o orkut começo a ser usado paralelamente com outras duas redes que estavam em seu momento efeito bolha: Twitter e Facebook. O Twitter chegou primeiro para os brasileiros que o Facebook . Os famosos do Brasil tiveram sua contribuição para a tornar essas duas redes sociais famosas aqui neste país. Nesse tempo os usuários do Orkut começaram a migrar para essas novas redes sociais. Ainda me lembro da época em que somente o melhor conteúdo era tuitado e o postado nessas redes, isso até o final de 2010. Mas no próximo ano (2011) isso iria acabar.
Criei minha conta no Facebook dia 4 de Janeiro de 2011 (amanhã vou fazer 1 ano de Facebook). Nessa época, eu começava a dar meus primeiros passos em outra rede social. Tudo era novo e diferente pois estava acostumado com o Orkut. Em 1 mês de uso eu percebia que o conteúdo escrito presente nos perfis de meus amigos eram 100% originais. Eu lia as frases mais legais, via as melhores fotos, clicava nos melhores links... Mas o que é bom dura pouco. A partir de junho, quando o Facebook se fazia em seu momento bolha aqui no Brasil, o usuários do orkut migraram de milhares para o Facebook (e isso ocorre até hoje). A partir de junho também acabou o conteúdo criativo. O velho ciclo do conteúdo modinha voltou, e mais forte. O Twitter ainda continuava como antes mais também já dava seus sinais de algo que muitos chamam de orkutização (ato ou efeito de se comportar em outras redes ou serviços sociais igualmente a quando fazia uso do Orkut). Do meio de 2011 para cá o que eu presenciei foi a orkutização desses dois serviços. No Facebook o primeiro sinal desse movimento foi as brincadeiras do tipo:
1. Já chorou por um amor?
2 Último filme que assistiu:
3. Último livro que leu:
4. Tem piercings?
5. Um time de futebol:
6. O que está fazendo além do Face?
7. Tem animais de estimação?
8. Você pretende se casar?
9. Tem tatuagens?
Depois foi a vez das páginas. Antes só existiam as páginas de famosos ,marcas e de empresas. Mas logo elas tiveram que ceder espaço para o que eu chamo de páginas de orkut. Não entendeu? São exatamente todas aquelas páginas com imagens falando de amor, humor, Deus... essas são a máxima do movimento de orkutização no Facebook. Uma imagem legalzinha falando algumas verdades e ela contem milhares de curtir e compartilhamentos. Tenho certeza que você já ao menos compartilhou ou curtiu uma imagem. Você fez o uso de outra palavra nova que roda na internet: orkutilização ( ato ou efeito de fazer uso de uma ação em determinada rede social na qual antes era feita no Orkut ou tem influências da mesma).
O Twitter percorreu o mesmo caminho. Hoje o que mais acontece é a associação de indicar perfis. Tweets como "Siga @fulano. Ele segue de volta", "Muito legal o twitter do @cricrano. Siga e ele segue de volta!." já são corriqueiras lá. Mais outra rede orkutizada e orkutilizada.
E o google +? Esta é uma exceção. Desde que foi liberada para o público em geral muitos usuário do orkut migraram para esta componente social (e do Facebook também). Lá também teve os indícios da orkutização. Mas algo de diferente ocorreu: a orkutização sofreu uma "evolução" vamos por assim dizer. Como toda rede social no Brasil lá tem corrente sim, mas é uma evolução dela. Como assim? Vou lhes explicar.
A imagem acima mostra um usuário reclamando de pessoas que criam várias páginas para compartilhar e dar +1 em seus próprios posts a fim de chegar a ficar nos Top Populares do g+. Mostra também um post de conteúdo e original. esse é o perfil dos usuários do g+: ele prezam o que é bom e compartilhável. Uma "rede social" de pouquíssimas correntes e que tem um estilo diferente de usuários.
Espero que com esse artigo você tenha entendido um pouco desse complexo sistema que é a orkutização. Os principais fatos desse movimento estão aqui relatados neste post. Espero também que invista em posts originais, pois uma rede social serve para ser preenchida com conteúdo de qualidade, que valha ser compartilhado com os outros usuários. Pense nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário