Pages

Manaus: eleições, temporal, copa, problemas e soluções



Nunca aconteceu tanta coisa em Manaus como no mês de Outubro. As eleições foram os acontecimentos mais marcantes desse mês, mas também tiveram outros momentos que marcaram Outubro. Esse texto vai além de ciência política, pois aqui estarei escrevendo o que a muito tempo queria falar, mas nem em uma conversa formal de 2 horas conseguiria resumir tudo. Vamos ao que interessa.

Foto: Chico Batata
Eleições: jogo de cartas marcadas e outras coisas mais

Manaus decidiu quem será o novo prefeito da 6ª capital mais rica do país e uma das principais capitais da América do Sul: Arthur Virgílio Neto. Porquê o Arthur? Voltemos ao início do começo (alô pleonasmo?).
Arthur já tinha perdido as duas últimas eleições, mas a de 2010 é uma em especial. Em 2010, concorria a Senador os candidatos Arthur, Eduardo Braga (que saia do governo do estado com uma ótima aprovação da população amazonense. Entendível isso, ainda mais que o estado cresceu sem para nos anos de gestão dele como governador) e Vanessa Grazziotin. Era evidente a união de Eduardo e Vanessa para serem senadores, colocando para fora de campo o candidato Arthur. Conseguiram(na verdade, o Eduardo conseguiu, e puxou a Vanessa junto. Sem contar os trambiques que fizeram no interior do estado para isso). Como esperado do Arthur, que é um homem meio brabo, esquentado por assim dizer, não deixou de falar as pilantragens que os dois fizeram. Arthur ficou um pouco ressentido por isso e eu tinha certeza que não deixaria assim.

Para grande parte da população, tenho certeza que isso passou despercebido. Explicarei o que aconteceu para que tudo chegasse aonde chegou. Arthur queria se candidatar a prefeitura de Manaus e ameaçou sair do seu partido, PSDB(lógico que eles não seriam tão bestas para que deixassem isso acontecer). Arthur é um tucano muito importante para o PSDB, ainda mais que foi um dos opositores do governo Lula. Quem não se lembra que ele daria uma surra de cinto em Lula? Poisé. O governador do estado colocaria Rebeca Garcia para concorrer a prefeitura e ela mesma anunciou isso, mas um dia depois anunciou que desistiria. Logo após sua declaração, Vanessa anunciava sua candidatura na mesma aliança que apoiaria  a Rebeca. Tudo isso feito as pressas, tudo muito arranjado. O que aconteceu? O senador Eduardo chamou Rebeca para uma conversa em particular. Foi isso que a fez desistir. Pior: mais tarde seria noticiado que existiam fitas e vídeos de Rebeca traindo seu marido com outro homem, também casado. Por Eduardo colocar a Vanessa no lugar da Rebeca, Omar Aziz, atual governador do estado, não gostou nada, pouco simpatizando com a candidata Vanessa. Até agora tudo muito novela das 8 da Globo. Acredito eu que a Rebeca até poderia ganhar caso ela continuasse a ser candidata, mas Eduardo queria continuar seus planinhos de dominação e Vanessa é mais próxima a ele.

Se lembram do episódio de 2010 para candidatura a senador? Agora, como “vingança” , Arthur ganharia a prefeitura e colocaria novamente o PSDB de volta ao alto poder do Amazonas. Uma mudança um tanto que radical essa não? Entretanto, aconteceu. Em campanha para a prefeitura, Arthur entrava como o candidato com maior aprovação da população, mantendo isso até o final da campanha. A candidata Vanessa manteve uma campanha de nomes importantes associados a ela e de ataques. Nunca ouvi tanto a ladainha “Omar, Lula e Dilma” quanto a dela. Nunca vi algum candidato desferir tantos ataques a outro como ela. Sim, a Vanessa foi superior nos 2 últimos debates, mas o resto, nem se fala! Para a população em geral, o máximo que eles sabiam era que Arthur se candidatava a prefeitura porque queria se vingar da sua perda para ser senador. Mais em relação a política, o buraco é sempre mais em baixo. Quando se trata de política, você aprende que estar no poder é dançar conforme a música, é entrar num jogo de cartas marcadas. Heranças de um país que foi uma monarquia e que hoje a camuflaram chamando-a de “democracia”. Lógico que o governador simpatizava mais com o Arthur que com Vanessa, isso ficou um pouco evidente depois que saiu uma matéria na Folha em que dizia que Lula tinha ligado para o Governador do estado do Amazonas pedindo mais empenho dele para sua candidata Vanessa.

Prefeitura: reuniões e a realidade

Agora que sabemos que Arthur será o novo prefeito de Manaus (ou o prefeito da copa como alguns chamam), começou as reuniões para definir como será o seu governo de 4 anos. Como esperado, já conversou com o governador, para acertar uma união de conivência entre prefeitura e estado. Foram realistas em dizer que tanto o BRT como o monotrilho não estariam prontos até a copa. Não é que eles tenham decido que não fariam mais tais obras e alterações no transporte urbano de Manaus, mais sim que não teriam condições de tais obras estarem prontas até a copa do mundo de 2014. Depois Arthur se reuniu com o atual prefeito Amazonino Mendes. Foram também realistas e o próprio Arthur Neto depois falou a imprensa “Ele (Amazonino) disse: você terá dificuldades.” Explicarei depois e com mais detalhes depois. Agora Arthur tentará uma reunião com a presidenta Dilma para poder também firmar uma parceria de conivência para ajudar a capital Manaus.

Manaus: problemas, o futuro e uma visão a longo prazo

Manaus já não é mais aquela cidade esquecida no norte do país. Manaus hoje figura com muitíssima importância no cenário político e econômico do Brasil. Segundo a pesquisa que o IBGE realizou em 2010, Manaus foi a capital que mais cresceu no Brasil. Isso tem os seus pontos positivos e negativos, que isso fique bem claro desde o início. No ano em que o polo industrial de Manaus foi instalado aqui, a cidade ainda era do tamanho de Parintins. Morar na Cachoeirinha era morar na beira da cidade. Dos anos 70 para cá, Manaus cresceu sem parar e mesmo agora, em 2012 ainda continua a se expandir de forma vertiginosa. O processo de verticalização da cidade nunca foi tão intenso como agora. Hoje temos problemas de cidade grande, de capitais mundiais: problema de água, de transporte público, de energia, de internet, de telefonia, de segurança, de infraestrutura, saneamento básico...

Vamos colocar as cartas na mesa: Manaus tem o centro histórico que hoje está abandonado. Vai ser preciso para o centro para poder realizar uma revitalização complexa e completa? Sim. E a infraestrutura da cidade? Nossa, praças abandonadas, ruas com buracos, falta de iluminação pública... Vai ser preciso transformar a cidade em um canteiro de obras para poder melhorar a infraestrutura da cidade? Sim. E o transporte? Outro problema dos grandes. Nenhuma rua em Manaus (nem mesmo a Avenida das Torres) tem vias onde se chega a 80 quilômetros por hora. Fora a falta de sinalização, faixa de pedestres, passarelas... Vai ser preciso causar transtornos no trânsito para poder resolver isso? Sim. E a água? O maior do problemas da cidade. COMO PODE O MAIOR CENTRO ECONÔMICO DA REGIÃO NORTE SOFRER DE FALTA D’ÁGUA? Vai ser preciso abrir buracos na cidade para poder resolver isso? Sim. E a energia? Terça feira, dia 30 de Outubro de 2012, tivemos uma amostra de quão vulnerável nosso sistema de energia elétrica é vulnerável as intempéries da natureza. Como a única cidade da região norte que receberá a copa do mundo não tem um sistema de fornecimento de energia eficiente? Estamos muito vulneráveis para a natureza e isso pode servir de exemplo para que os nossos governantes já comecem a pensar em alguma solução. A cheia de 2012? Uma amostra de que o saneamento básico e que nosso ultrapassado sistema de esgoto já aguenta mais os problemas da natureza e a população da cidade. Aliás, 2012 foi o ano em que as intempéries mostraram para os governantes e para a população que a cidade precisa se preparar para eventos na natureza de tamanho porte, que deveram piorar nos próximos anos na cidade.

O novo prefeito conseguirá resolver os problemas da cidade em 4 anos? NÃO ! Isso é impossível ! A Manaus de hoje é muito complexa e Arthur Neto, como novo prefeito terá dificuldades de governá-la sim. Será muito cobrado também. A cidade cresceu de uma forma que, quando se resolve uma coisa em algum canto da cidade, se “escangalha” outra no outro lado dela. Espero que com esse texto você consiga ter alguma visão geral da cidade no momento. Manaus já não é mais uma capital qualquer, mais sim a nova São Paulo do Brasil, uma metrópole pujante que ergue a cada dia árvores de concreto no meio da floresta amazônica.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Só gostaria de pedir que colocasse as referências dos jornais que você cita, como onde saiu o "boato" da traição de Rebecca Garcia ao marido e a página da Folha de São Paulo onde cita que Lula pediu ao Eduardo Braga mais apoio à Vanessa, por exemplo. Gostei das cartas na mesa, O centro histórico de Manaus, tombado como patrimônio histórico, abandonado. As ruas esburacadas, o sistema de esgoto são uma vergonha. Você cita a falta d'água, eu ainda complemento dizendo que ficamos em MEIO ao maior rio do mundo em volume e em extensão e ainda sofremos por causa dela.
    Pelo texto, você com certeza é pró-PSDB. Artur Neto com certeza terá grandes responsabilidades e que em quatro anos não resolverá todos problemas da cidade, mas deverá demonstrar interesse em realizar/cumprir suas propostas. Mesmo sendo anti-PSDB e não acreditando que ele ficará os quatro anos na prefeitura, torço sinceramente para que ele realize/cumpra suas propostas e honre cada voto de confiança que ele recebeu. Sorte a todos nós e seja o que o povo quiser. Sucesso!

    ResponderExcluir